quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

II - O Povo Judeu


No povo judeu nota-se uma diferença: surge um movimento ¨de cima pra baixo¨. Deus vem ao encontro dos homens. E Ele já tem todo um plano de salvação. Ao contrário da confusão reinante em outros povos, o plano de salvação de Deus segue uma ordem certa, didática.
A bíblia nos fala de Noé e de Abraão, mas o plano de salvação só começa efetivamente com o profeta Moisés.
Moisés tira o povo de Israel do Egito, lhes dá os Dez Mandamentos e muitas outras leis acerca da moral, da higiene, da alimentação e da religião.
Aceitar que os Dez Mandamentos tenham vindo diretamente de Deus é facil, mas as outras leis de Moisés devem ser analisadas com uma certa precaução.
Moisés fala que os feiticeiros devem ser apedrejados para que o seu sangue seja sobre eles. Isso não tem muito a haver com um Deus justo e bom, e que nos diz nos seus Dez Mandamentos para ¨não matar¨.
Mas, enfim, não se pode dar um livro universitário para uma criança de doze anos, que não lhe será de proveito algum. Portanto, a cada aluno, o professor adequado.
As leis de Moisés se baseavam principalmente no princípio do ¨olho por olho, dente por dente¨.
Mas Moisés libertou o seu povo, deu-lhes uma moral, uma legislação, terras onde habitar. Transformou Israel numa Nação.
Ele previu também a vinda do Messias. Portanto ele estava iniciando um trabalho planejado por Deus há muito tempo.
Os profetas que vieram depois de Moisés consolidaram seus ensinamentos religiosos, deram testemunho da existência de Deus e anteciparam o os feitos de Cristo sobre a Terra. Depois que o terreno estava preparado para receber a semente, veio João Batista, arou a terra e Jesus semeou a semente da Verdade. Verdade que não podia ser dada no tempo de Moisés, pois que o povo era muito ignorante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário